Posto de Transformação de 2 de Abril reuniu setor para discutir o futuro do licenciamento de energias renováveis
No passado dia 2 de abril, a EMER2030 – Estrutura de Missão para o Licenciamento de Projetos de Energias Renováveis promoveu o segundo Posto de Transformação, um dia inteiramente dedicado à formação e reflexão, debate e partilha de soluções sobre os desafios atuais no licenciamento de projetos de energias renováveis em Portugal.
A manhã começou com uma sessão de abertura que marcou o tom do evento: acelerar, clarificar e colaborar para cumprir as metas do PNEC 2030. Seguiu-se uma sessão técnica intitulada “Como licenciar com novas diretrizes – Especial Regime AIA”, onde foram discutidas as interligações e tensões entre o licenciamento elétrico, ambiental e municipal, com contributos relevantes de várias entidades públicas e privadas.
Após um momento de almoço e networking, a tarde dividiu-se em dois palcos com atividades paralelas:
- Mesa-redonda “Dúvidas de aplicação de Projetos de ER em áreas com condicionantes”, que abordou temas como a Faixa de Gestão de Combustível e o cálculo das Alterações Climáticas para a compensação do projeto
- Em simultâneo, decorreu a sessão de análise do estado atual do licenciamento e aprendizagens do projeto Balcão Único para o licenciamento de projetos de energias renováveis.
O Posto de Transformação confirmou-se como um espaço fundamental de contacto direto entre os agentes do setor e a EMER2030, num momento decisivo para a aceleração do licenciamento e da transição energética em Portugal.